PROJETO: PALESTRAS NO ENSINO MÉDIO: PROPAGANDO O CONHECIMENTO
Curso: eproinfo - UNIDADE 3 – TRABALHANDO COM PROJETOS
1- Identificação:
CURSITAS: Silvana Barnabé Esteves
Vieira Sena, Luíz Eládio, Rosimária
Tutora:
Atividade 4: Proposta de Projeto
Turma 01 - Jacundá
2- Tema da Proposta: " Palestras para o Ensino Médio: Uma forma de propagar o conhecimento”
3- Apresentação
Este projeto, firmado no tripé
informação-prevenção-reflexão prescreve medidas de prevenção a cerca de muitos
assuntos que precisam ser discutidos dentro do ambiente escolar e não são,
como: Drogas, Violência contra a Mulher, Trânsito Seguro, Violência Sexual
contra Crianças, AIDS, dentre outros temas.
A ideia de se trabalhar com Palestras na escola é
de caráter educativo. A escola tem obrigação de informar seus alunos sobre
assuntos de alta relevância, que precisam ser discutidos na sociedade.
Eu, professora Silvana Barnabé, trabalho com a
disciplina de Língua Portuguesa elaborei o projeto “Palestras para o Ensino
Médio: Uma maneira de propagar o conhecimento, com a itenção de colaborar no processo da busca do conhecimento do aluno no ensino médio.
4-Justificativa
Vivemos em tempos difíceis. Dentre os males que assolam a sociedade, diversos temas se destacam e precisam ser discutidos dentro da escola.
Vivemos em tempos difíceis. Dentre os males que assolam a sociedade, diversos temas se destacam e precisam ser discutidos dentro da escola.
A ideia
de trabalhar com projetos nasceu diante de uma necessidade básica observada por
mim em uma das aulas ministradas na turma do 2º ano 01 noturno, na Escola
Estadual Mª da Glória R. Paixão – Anexo Raimundo Ribeiro. Na oportunidade
conversávamos sobre a importância do conhecimento, da informação para o
crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
Percebi
durante a aula a falta de argumentos convincentes na fala de muitos.
Os alunos não demonstram domínio quanto ao fato de discutir temas da mais alta
relevância como o que já foram citados na apresentação.
Observando
tal situação cheguei a conclusão que existe muita informação circulando na
sociedade, mas nem sempre ela tem chegado aos nossos alunos, de forma eficaz.
Foi vivenciando tal realidade que sugeri aos alunos que fizéssemos um ciclo de
palestras para que pudéssemos discutir com muita clareza e objetividade
assuntos que não podem jamais serem considerados tabus.
Estamos
em pleno século XXI, e precisamos mais do que nunca transformas a escola num
ambiente informador, precisamos enquanto escola, como diz Wenceslau Braz
(1997), a escola precisa deixar de ser mais lecionadora e passar a ser gestora
do seu conhecimento.
A
globalização, a
Internet e o avanço científico e tecnológico impõem uma ampla reflexão sobre o
relacionamento
conhecedor/conhecimento envolvendo não apenas a natureza e quantidade das
informações disponíveis, mas
fundamentalmente os processos de geração e a apropriação do conhecimento.
Reconhecendo as limitações dos métodos tradicionais de ensino e da estrutura curricular, que não acompanham a rapidez das transformações sociais, e considerando as revolucionárias contribuições das novas tecnologias da informação para a apropriação do conhecimento, tal reflexão levará, certamente, a uma mudança do eixo ensino-aprendizagem deslocando o aprendiz para o centro do processo, fazendo com que ele assuma a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento.
Reconhecendo as limitações dos métodos tradicionais de ensino e da estrutura curricular, que não acompanham a rapidez das transformações sociais, e considerando as revolucionárias contribuições das novas tecnologias da informação para a apropriação do conhecimento, tal reflexão levará, certamente, a uma mudança do eixo ensino-aprendizagem deslocando o aprendiz para o centro do processo, fazendo com que ele assuma a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento.
Diante
do exposto foi sugerido aos alunos que realizassem o projeto: Palestras na
Escola, para discutir com os demais alunos assuntos de alta relevância para a
sociedade.
5-
Objetivos:
Geral:
Usar a técnica do projeto, para desenvolver palestras na escola, como uma forma
de levar informações aos alunos e que estes possam ser produtores e
multiplicadores do próprio conhecimento adquirido.
Específicos:
1- Realizar palestras organizadas
pelos grupos de alunos, com temas relevantes.
2-
Produzir
conhecimento para crescimento pessoal e profissional.
3-
Desenvolver
a oralidade
4-
Fazer
uso da variedade padrão da língua – a ocasião pede.
5-
Ser
responsável pela construção do seu conhecimento.
6- Público – Alvo
O público
alvo a que se destina o projeto abrange todos os alunos do Ensino Médio. Uma
vez que as palestras ministradas serão feitas com a participação de todos os
alunos.
7-
Recursos:
Recursos Humanos: alunos, professores e colaboradores
(Secretaria de Saúde, Delegado, DMTU, Secretaria de Mulheres, dentre outros)
Recursos Tecnológicos: Data Show, Som, Vídeos,
Computador, Caixa de Som, Microfone e outros
Recursos Didáticos: Cartazes, Painéis de Fotos, Murais com
textos, etc.
8-
Metodologia
As palestras ocorrerão a cada quinze dias, em dias
da semana alternados. Os alunos estarão a frente do trabalho, eles mesmos
conduzirão a palestra. Primeiro fazendo as considerações iniciais, falando da
relevância do tema, ora apresentado, e em seguida organizando a fala dos
convidados (profissionais da área que envolve o tema da palestra) a respeito do
assunto a ser apresentado.
O projeto será desenvolvido com a turma do 2º ano 01
noturno. A turma foi dividida em 6 grupos. Cada grupo organizará uma palestra
com um tema, de grande relevância para a sociedade, sorteado entre eles.
Cada grupo deve trazer para auxilia-los na palestra
um profissional da área do tema a ser palestrado.
O grupo organizará a palestra e tudo deverá estar de
comum acordo com a professora responsável pela execução do projeto.
Outros professores serão envolvidos nas atividades
de acordo com o tema a ser palestrado.
As palestras sempre ocorrerão após o recreio e terá
a participação de todos os alunos do turno noturno.
8- Disciplinas
Envolvidas
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Biologia,
Matemática, Redação, História, Geografia.
9-
Período de Realização
As palestras iniciarão em outubro e seguirão até o
início do mês de dezembro
10- Avaliação
A avaliação ocorrerá diante do trabalho apresentado,
da participação, do envolvimento dos integrantes do grupo.
O processo avaliativo não ocorrerá somente no dia da
palestra, mas durante todo o processo de planejamento para a execução da
tarefa.
Será atribuído 3,0 pontos aos alunos que
participarem de forma efetiva para a apresentação do trabalho.
11-
Bibliografia
ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com
projetos. Revista TV Escola, [S.1], n.22, p.35-38, 2001. Entrevista concedida a
Cláudio Pucci. Disponível em: HTTP://mecrsv04.mec.gov.br/seed/tvescola/revistas/revista22/PDF/entrevista.pdf
Acesso em: 12 de jul. 2009.
Site: http://opcnasaladeaula.blogspot.com.br/2007/09/por-que-trabalhar-por-projetos.html
Primeira palestra
desenvolvida
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PROJETO:
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Desenvolvido
no Anexo Maria da Glória.
Cronograma
de atividades
1º
momento: Apresentação do tema – relevância do tema
2º
momento: Formação da mesa: Secretária da Secretaria Municipal de Mulheres,
Delegado e Equipe profissional da Casa Maria do Pará: Psicóloga, Advogada,
Assistente Social e Pedagoga.
3º
momento: Apresentação da visita feita a casa Maria do Pará do município através
de painel de fotos e slaids produzidos pelo grupo e biografia da Maria da Penha
4º
momento: Pronunciamento da mesa a respeito do tema
5º momento:
Perguntas feitas plenária, respeito do
assunto palestrado.
6º
momento: Leitura de um poema criado pelo grupo, abordando o referido tema
7º
momento: Música reflexiva – tema : Mulheres – Roberto Carlos
8º
momento: Considerações finais feitas pelo grupo e pela professora responsável.
Segunda palestra
desenvolvida
DROGAS: CAUSAS E EFEITOS
Desenvolvido
no Anexo Maria da Glória.
Cronograma
de atividades
1º
momento: Apresentação do tema – relevância do tema
2º
momento: Vídeo sobre o assunto.
3º
momento: Apresentação de slaides e fala do palestrante, professor Gleives de Biologia
4º
momento: Depoimento de um aluno que teve um irmão dependente químico
5º
momento: Considerações finais feitas pelo grupo e pela professora responsável.
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