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quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Projeto: Palestras no Ensino Médio: Propagando o Conhecimento


 PROJETO: PALESTRAS NO ENSINO MÉDIO: PROPAGANDO O CONHECIMENTO
Curso: eproinfo - UNIDADE 3 – TRABALHANDO COM PROJETOS

1- Identificação:
CURSITAS: Silvana Barnabé Esteves Vieira Sena, Luíz Eládio, Rosimária
Tutora:
Atividade 4: Proposta de Projeto
Turma 01 - Jacundá

2- Tema da Proposta: " Palestras para o Ensino Médio: Uma forma de propagar o conhecimento”

3- Apresentação

Este projeto, firmado no tripé informação-prevenção-reflexão prescreve medidas de prevenção a cerca de muitos assuntos que precisam ser discutidos dentro do ambiente escolar e não são, como: Drogas, Violência contra a Mulher, Trânsito Seguro, Violência Sexual contra Crianças, AIDS, dentre outros temas.
A ideia de se trabalhar com Palestras na escola é de caráter educativo. A escola tem obrigação de informar seus alunos sobre assuntos de alta relevância, que precisam ser discutidos na sociedade.
Eu, professora Silvana Barnabé, trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa elaborei o projeto “Palestras para o Ensino Médio: Uma maneira de propagar o conhecimento, com a itenção de colaborar no processo da busca do conhecimento do aluno no ensino médio.


4-Justificativa
 
Vivemos em tempos difíceis. Dentre os males que assolam a sociedade, diversos temas se destacam e precisam ser discutidos dentro da escola.
A ideia de trabalhar com projetos nasceu diante de uma necessidade básica observada por mim em uma das aulas ministradas na turma do 2º ano 01 noturno, na Escola Estadual Mª da Glória R. Paixão – Anexo Raimundo Ribeiro. Na oportunidade conversávamos sobre a importância do conhecimento, da informação para o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo.
Percebi durante a aula a falta de argumentos convincentes na fala de muitos. Os alunos não demonstram domínio quanto ao fato de discutir temas da mais alta relevância como o que já foram citados na apresentação.
Observando tal situação cheguei a conclusão que existe muita informação circulando na sociedade, mas nem sempre ela tem chegado aos nossos alunos, de forma eficaz. Foi vivenciando tal realidade que sugeri aos alunos que fizéssemos um ciclo de palestras para que pudéssemos discutir com muita clareza e objetividade assuntos que não podem jamais serem considerados tabus.
Estamos em pleno século XXI, e precisamos mais do que nunca transformas a escola num ambiente informador, precisamos enquanto escola, como diz Wenceslau Braz (1997), a escola precisa deixar de ser mais lecionadora e passar a ser gestora do seu conhecimento.
A globalização, a Internet e o avanço científico e tecnológico impõem uma ampla reflexão sobre o relacionamento conhecedor/conhecimento envolvendo não apenas a natureza e quantidade das informações disponíveis, mas  fundamentalmente os processos de geração e a apropriação do conhecimento.
Reconhecendo as limitações dos métodos tradicionais de ensino e da estrutura curricular, que não acompanham a rapidez das transformações sociais, e considerando as revolucionárias contribuições das novas tecnologias da informação para a apropriação do conhecimento, tal reflexão levará, certamente, a uma mudança do eixo ensino-aprendizagem deslocando o aprendiz para o centro do processo,  fazendo com que ele assuma a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento.
Diante do exposto foi sugerido aos alunos que realizassem o projeto: Palestras na Escola, para discutir com os demais alunos assuntos de alta relevância para a sociedade.

5- Objetivos:

Geral: Usar a técnica do projeto, para desenvolver palestras na escola, como uma forma de levar informações aos alunos e que estes possam ser produtores e multiplicadores do próprio conhecimento adquirido.

Específicos:
1-      Realizar palestras organizadas pelos grupos de alunos, com temas relevantes.
2-      Produzir conhecimento para crescimento pessoal e profissional.
3-      Desenvolver a oralidade
4-      Fazer uso da variedade padrão da língua – a ocasião pede.
5-      Ser responsável pela construção do seu conhecimento.

6- Público – Alvo
O público alvo a que se destina o projeto abrange todos os alunos do Ensino Médio. Uma vez que as palestras ministradas serão feitas com a participação de todos os alunos.

7- Recursos:
Recursos Humanos: alunos, professores e colaboradores (Secretaria de Saúde, Delegado, DMTU, Secretaria de Mulheres, dentre outros)
Recursos Tecnológicos: Data Show, Som, Vídeos, Computador, Caixa de Som, Microfone e outros
Recursos Didáticos: Cartazes, Painéis de Fotos, Murais com textos, etc.

8- Metodologia
As palestras ocorrerão a cada quinze dias, em dias da semana alternados. Os alunos estarão a frente do trabalho, eles mesmos conduzirão a palestra. Primeiro fazendo as considerações iniciais, falando da relevância do tema, ora apresentado, e em seguida organizando a fala dos convidados (profissionais da área que envolve o tema da palestra) a respeito do assunto a ser apresentado.
O projeto será desenvolvido com a turma do 2º ano 01 noturno. A turma foi dividida em 6 grupos. Cada grupo organizará uma palestra com um tema, de grande relevância para a sociedade, sorteado entre eles.
Cada grupo deve trazer para auxilia-los na palestra um profissional da área do tema a ser palestrado.
O grupo organizará a palestra e tudo deverá estar de comum acordo com a professora responsável pela execução do projeto.
Outros professores serão envolvidos nas atividades de acordo com o tema a ser palestrado.
As palestras sempre ocorrerão após o recreio e terá a participação de todos os alunos do turno noturno.

8- Disciplinas Envolvidas
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Redação, História, Geografia. 


9- Período de Realização
As palestras iniciarão em outubro e seguirão até o início do mês de dezembro

10-  Avaliação
A avaliação ocorrerá diante do trabalho apresentado, da participação, do envolvimento dos integrantes do grupo.
O processo avaliativo não ocorrerá somente no dia da palestra, mas durante todo o processo de planejamento para a execução da tarefa.
Será atribuído 3,0 pontos aos alunos que participarem de forma efetiva para a apresentação do trabalho.

11- Bibliografia


ALMEIDA, Maria Elizabeth. Como se trabalha com projetos. Revista TV Escola, [S.1], n.22, p.35-38, 2001. Entrevista concedida a Cláudio Pucci. Disponível em: HTTP://mecrsv04.mec.gov.br/seed/tvescola/revistas/revista22/PDF/entrevista.pdf
Acesso em: 12 de jul. 2009.

Site: http://opcnasaladeaula.blogspot.com.br/2007/09/por-que-trabalhar-por-projetos.html

 
Primeira palestra desenvolvida
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
PROJETO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Desenvolvido no Anexo Maria da Glória.
Cronograma de atividades
1º momento: Apresentação do tema – relevância do tema
2º momento: Formação da mesa: Secretária da Secretaria Municipal de Mulheres, Delegado e Equipe profissional da Casa Maria do Pará: Psicóloga, Advogada, Assistente Social e Pedagoga.
3º momento: Apresentação da visita feita a casa Maria do Pará do município através de painel de fotos e slaids produzidos pelo grupo e biografia da Maria da Penha
4º momento: Pronunciamento da mesa a respeito do tema
5º momento: Perguntas feitas plenária,  respeito do assunto palestrado.
6º momento: Leitura de um poema criado pelo grupo, abordando o referido tema
7º momento: Música reflexiva – tema : Mulheres – Roberto Carlos
8º momento: Considerações finais feitas pelo grupo e pela professora responsável.


Segunda palestra desenvolvida
DROGAS: CAUSAS E EFEITOS

Desenvolvido no Anexo Maria da Glória.
Cronograma de atividades
1º momento: Apresentação do tema – relevância do tema
2º momento: Vídeo sobre o assunto.
3º momento: Apresentação de slaides e fala do palestrante, professor Gleives de Biologia
4º momento: Depoimento de um aluno que teve um irmão dependente químico
5º momento: Considerações finais feitas pelo grupo e pela professora responsável.


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