Oi pessoal

Seja bem vindo ao meu blog, este é um espaço aberto para trocarmos ideias.

terça-feira, 21 de agosto de 2012


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC/2012

UNIDADE 4 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
OBS: Para incrementar essa aula, na minha disciplina, Língua Portuguesa e Literatura, sugeri aos alunos que assistíssemos o filme “Tristão e Isolda”, para compreendermos melhor o período trovadoresco, para isso utilizei a sala de vídeo.
Outra atividade foi o uso do celular (internet) para pesquisar informações sobre o filme, o mesmo além de ser uma atividade de Literatura, resultaria num resumo para a disciplina de Português.
A última atividade, ainda a ser realizada serão os comentários no facebook, sobre o filme e a atividade de português.

1- Identificação:
CURSITA: Silvana Barnabé Esteves Vieira Sena
Escola Estadual Irmã Dorothy Stang
Tutora: Irene Correia Ribeiro
Atividade 3: Melhoria e Execução do plano de aula – unidade 3
Turma 01 - Jacundá
 
 
2- Tema da Proposta:
Trovadorismo: A lírica trovadoresca
 
3- Objetivos:
Conhecer o movimento Trovadoresco;
Conhecer o contexto histórico do Século XII ao XV;
Compreender como se dava as relações sociais nesse período;
Identificar o marcos cronológico e a importância dessa literatura para a sociedade da época;
Analisar a origem, as características das cantigas e suas funções, bem como das novelas de cavalaria;
Compreender as causas da decadência do Trovadorismo;
Analisar textos dos trovadores modernos representados por Chico Buarque e Cazuza e outros.

4- Justificativa:
O conteúdo de Língua Portuguesa traz o assunto Trovadorismo para ser trabalhado nas turmas de 1ª série do médio. O assunto é muito interessante e precisa ser abordado de forma bem clara para que seja bem compreendido pelos alunos. É preciso conhecer bem o período histórico, as relações sociais entre os homens o pape da igreja para compreender as produções literárias do momento.
O período trovadoresco é muito distante da realidade atual e, por isso mesmo, pode se tornar muito curioso. O século XII legou-nos uma poesia de intenso lirismo. Concebia o amor como um culto; quase uma religião e servia para endeusar a mulher. O dialeto galaico-português era a língua usada pelos trovadores. Esses trovadores, que eram pessoas de cultura, trabalhavam de graça, representando seus trabalhos. Eles deixaram vários tipos de cantigas como: lírico-amorosa e satíricas. São muitas as informações, por isso devem ser trabalhadas com cuidado e de forma interdisciplinar para que o aluno possa compreender e gostar de estudar sobre o assunto. E com o objetivo de transmitir aos alunos tais informações é que o projeto foi elaborado.
 
5- Público-Alvo:
O público-alvo para essa aula interdisciplinar são as turmas do 1ºano 1,2 e 3 da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dorothy Stang do turno vespertino.

6- Recursos ( mídias e tecnologias a serem utilizadas):
Para o desenvolvimento das aulas foram utilizados os seguintes recursos:
Laboratório de Informática – Pesquisa (Língua Portuguesa)
Vídeo – Filme ( História)
Celular  (uso da internet) – pesquisa em sala de aula ( Língua Portuguesa)
Material impresso – textos (Língua Portuguesa e Sociologia)

7- Disciplinas Envolvidas:
Língua Portuguesa e Literatura
História
Geografia e Sociologia

8- Metodologia – etapas/ ações:
ATIVIDADE 1 – PESQUISA – DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA (1 h/a)
Os alunos serão orientados a fazerem uma pesquisa sobre sobre o movimento literário – Trovadorismo. A pesquisa será orientada. Roteiro de sugestões para realização da pesquisa.
Os alunos poderão realizar a pesquisa na internet ou em livros – procurar biblioteca da escola.
Sugestão de Roteiro
Trovadorismo:
conceito
contexto histórico
características do movimento
cantigas: de amor, de amor e satíricas (características das cantigas)
novelas de cavalaria
trovadores – quem eram
músicas atuais com características trovadorescas
A pesquisa é individual. Cada aluno fará a sua e trará para ser socializada em sala com o professor e demais alunos.
Uso do laboratório de informática e biblioteca
ATIVIDADE 2 – CONTEXTO HISTÓRICO / ANÁLISE DE FILME – DISCIPLINA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA ( 4h/a)
O professor de História abordará em sua aula o período medieval - o Sistema Feudal, comentará com os alunos como era o organização da Igreja Católica e a  influência da mesma na sociedade, como eram as relações sociais, a formação territorial da península ibérica e entornos, as doenças, os hábitos dos camponeses, do clero, dos senhores feudais, enfim fará um histórico sobre esse período.
Após essa conversa o professor convidará os alunos para assistirem ao filme Lancelot – O Primeiro cavaleiro, disponível em grande parte das locadoras do país. Deverá levar os alunos à sala de vídeo.
Este filme apresenta, de maneira romântica e fantasiosa, a novela de cavalaria do ciclo bretão. Fala sobre o rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
Intertextualidade: o professor de história convidará a professora de Geografia para acompanhá-lo na atividade a fim de melhor explorar a época medieval.
Antes de os alunos irem para a sala onde assistirão ao filme, o professor lhes entregará o seguinte roteiro para observação:
1- Quais os hábitos das famílias quanto à higiene? Quanto à educação? Era comum as pessoas irem à escola? Como as pessoas se vestiam? Qual era o lazer de crianças, dos jovens e dos adultos?
2- Poderíamos esperar que na Idade Média as pessoas se comportassem como comportamos hoje?
3- Como vocês imaginam que era a literatura da época?
Ao final da atividade, alunos e professores se assentarão em círculo para discutirem o filme e o roteiro.
O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos compreendam como era o período medieval para que os mesmos possam compreender a literatura trovadoresca.
Recurso utilizado: TV, DVD
OBS: Os professores de História e Geografia solicitarão aos alunos que façam comentários sobre o filme no facebook com a professora de Literatura e com os demais alunos, inclusive fazendo a divulgação do filme, incentivando outras pessoas a assistirem.
Para fazer uso do facebook os alunos usarão os celulares e o laboratório de informática.

ATIVIDADE 3 - DE MOTIVAÇÃO E ROTEIRO PARA ANÁLISE DE MÚSICAS CONTEPORÃNEAS COM CARACTERÍSTICAS TROVADORESCAS  - DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA (2h/a)
Com a pesquisa já feita, o professor, como forma de motivação, perguntará aos alunos se eles conhecem alguma música em que o autor é do sexo masculino, o intérprete é do sexo masculino, mas a letra revela um eu-lírico feminino. Haverá
Após esse primeiro bate-papo, o professor apresentará aos alunos, no laboratório de informática, as letras das músicas de “Olhos nos olhos” de Chico Buarque e "Exagerado" de Cazuza..
As letras das músicas estão disponíveis nos sites abaixo.
Será entregue aos uma xerox com a letra das músicas e um roteiro de atividades para que em grupo de dois a quatro alunos, resolvam as questões.
OBS: Chamar atenção para  o vídeo da música "Exagerado" foi construído por meio de desenho animado. Com certeza, os estudantes gostarão muito – comentar sobre.
Olhos Nos Olhos
                           Chico Buarque
Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci

Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos, quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais

E que venho até remoçando
Me pego cantando
Sem mas nem porque
E tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você

Quando talvez precisar de mim
'Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos, quero ver o que você diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz

http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/olhos-nos-olhos.html -  Olhos nos olhos
Exagerado
Cazuza
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade

Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado


Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

 http://www.youtube.com/watch?v=P4ojuJquiTw&feature=related  - Exagerado


ROTEIRO DE ATIVIDADES
Respondam considerando a letra da música escrita por Chico Buarque “Olhos nos Olhos”:
1- Retirem todas as marcas que evidenciam que o eu-lírico é feminino.
2- Caracterizem esse eu-lírico. (Como ele é, como age...)
3- Há constante referência a um outro ser com quem ele “fala". Caracterizem esse tu.
4- Comentem o fato do masculino se expressar como feminino.
5- Por que "Olhos nos olhos"?
6- Pesquisem e tragam para as próximas aulas, letras de músicas nas quais há a presença de eu-líricos masculinos que se expressaram como femininos.
 
Respondam considerando a letra da música de Cazuza "Exagerado":
1- Retirem todas as marcas que evidenciam o eu-lírico e em seguida caracterizem-no.
2- Destaquem as evidências existentes em "Exagerado" de uma cantiga de amor.
Importante:Ao fazer a correção do exercício, o professor explicará que uma das formas de expressão característica do Trovadorismo era a cantiga de amor na qual o eu-lírico masculino se expressava como feminino. E que a Época Medieval iniciou-se no período feudal, entre os séculos XII e XIII, quando da consolidação de Portugal como um reino independente. Apreciar com os alunos as ilustrações que se seguem. Explorando tipo de construções, atividades laboriais, vestimentas.


ATIVIDADE 4 – SOCIALIZAÇÃO E RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES  -DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA ( 4h/a)
Nesta aula a professora de Língua Portuguesa/Literatura fará uso da sala de vídeo para apresentar alguns slaides sobre o movimento trovadoresco para reforçar o que os alunos já aprenderam nas aulas anteriores. Em seguida entregará um roteiro de atividades que deverá ser respondido pelos alunos. Depois trabalhará algumas atividades propostas no livro didático.Uma dessas atividades que é a produção de uma cantiga coletivas feita pelos alunos será apresentada na Mostra Literária que será organizada pela professora de Língua Portuguesa e Artes.
Roteiro de Atividades:
1- Quando começou e quando terminou o período conhecido por Trovadorismo? Qual a causa da decadência deste período?
2- Quem eram os senhores feudais?
3-  As cantigas podem ser classificadas em: gênero lírico: cantigas de amigo, cantigas de amor; gênero satírico: cantigas de escárnio e de maldizer. Caracterizem-nas:
4- Elaborar um resumo sobre o Trovadorismo – atividade para casa
Nessa aula o aula fará uso da pesquisa realizada e do livro didático.
Encerrar a aula.  Ter o cuidado para que não restem dúvidas sobre o tema.
Enfatizar que os alunos devem aprimorar mais o conhecimento sobre o tema, pois o mesmo é assunto de vestibular.
Recursos Complementares
Estimular os alunos a assistirem a outros filmes que exploram o tema como: História de Merlim,
José de Arimatéia, Demanda do Santo Graal e além disso, peçam que acessem sites abaixo para maiores informações:
http://www.youtube.com/watch?v=mcrCUkI88VQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dsh4heG1k1o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uS9mgUu-f58&feature=fvw

9- Período de Realização:
Língua Portuguesa e Literatura (07 aulas de 45 minutos)
História (04 aulas de 45 minutos)
Sociologia ( 02 aulas de 45 minutos)

10- Avaliação
Espera-se que os alunos possam reconhecer que a sociedade muda e na poesia temos esse espelho capaz de refletir mudanças dentro de nós. Declamar o amor e cantar a sedução dos corações, criticar e parodiar a quem não vemos com bons olhos, conhecer regras poéticas, tudo isso seria vão se os alunos não compreenderem que eles não são estagnados no tempo, que a pesquisa não finda com o toque da última aula, mas que dia após dia desenvolvem dentro de si mesmos um senso crítico e uma sensibilidade capaz de causar mudanças à sua volta.
Os alunos envolvidas neste projeto serão avaliados de acordo a participação nas atividades desenvolvidas em cada disciplina envolvida no projeto.
11- Socialização – Divulgação das atividades
Divulgar as atividades nos blogs dos professores envolvidos no projeto
Comentar as atividades no facebook – alunos e professores
Usar o celular para filmar algumas atividades e socializar com outros alunos.
12- Bibliografia e Webliografia:
Cereja, William Roberto
       Português linguagens: volume 1 / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed. Reform. - São Paulo, 2010.

Sarmento, Leila Lauar
        Português: literatura, gramática, produção de texto: volume 1 / Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.
    
http://www.algosobre.com.br/literatura/trovadorismo.html
http://www.infoescola.com.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/trovadorismo
http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/olhos-nos-olhos.html -  Olhos nos olhos
http://www.youtube.com/watch?v=P4ojuJquiTw&feature=related -  Exagerado
http://www.youtube.com/watch?v=mcrCUkI88VQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dsh4heG1k1o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=uS9mgUu-f58&feature=fvw
http://literariosdobrasil.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo
http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/trovadorismo


































Um comentário: